E nesses bate-papos, tenho notado que existe uma convergência na percepção de que ainda há uma confusão nas empresas, nos processos de seleção e recrutamento sobre as responsabilidades e habilidades necessárias destes profissionais. Há muitos caminhos de carreira diferentes para alguém que está interessado em trabalhar com dados. O cientista de dados é responsável por criar https://deliriumnerd.com/2024/04/22/cientistas-de-dados-empresas/ modelos preditivos e extrair insights a partir de grandes volumes de dados, enquanto o analista de dados trabalha com a análise e interpretação de dados para auxiliar na tomada de decisões. Estabelecer uma rede de contatos com outros profissionais da área e participar de eventos e conferências pode ajudar a se manter atualizado e a encontrar oportunidades de trabalho.
Florian Douetteau aponta que esse tipo de cientista de dados é caracterizado pela pouca profundidade em Ciência de Dados. Segundo o autor, são profissionais que não necessariamente trabalham diretamente na área, mas têm algum conhecimento e precisam dele em parte de sua rotina profissional. Esse tipo de cientista de dados costuma ser o mais procurado pelas empresas brasileiras, principalmente porque a maioria delas ainda não tem um time de dados muito grande. A vantagem desse perfil é sua versatilidade, que permite uma adaptação a todos os mercados, inclusive menos maduros, como no Brasil. A pessoa cientista de dados também cuida da visualização dos insights encontrados e do compartilhamento desses achados para outras pessoas em uma linguagem compreensível.
Engenheiro de dados ou cientista de dados
A profissão de cientista de dados apresenta alguns desafios, como a necessidade de constante atualização, a adaptação às mudanças tecnológicas e a capacidade de lidar com volumes crescentes de informações. É fundamental que o cientista de dados esteja sempre em busca de conhecimento e se mantenha informado sobre as novidades e tendências da área. A carreira de cientista de dados está relacionada a outras profissões, como analista de dados, engenheiro de dados e arquiteto de dados. Além disso, muitos cientistas de dados podem evoluir para cargos de liderança, como gerentes ou diretores de áreas de dados. Realizar projetos pessoais é uma forma prática de aplicar seus conhecimentos e aprimorar suas habilidades. Escolha um problema interessante ou desafiador e trabalhe em soluções utilizando técnicas de ciência de dados.
- Aproveitar oportunidades para realizar projetos acadêmicos e estágios em empresas ou instituições de pesquisa pode ser uma maneira eficaz de ganhar experiência prática em ciência de dados.
- Faça projetos pensando em problemas comuns das empresas, como segmentação de clientes, recomendação de produtos, detecção de fraudes e previsão de vendas.
- De acordo com o levantamento da Robert Half que mencionamos no início, o salário de um cientista de dados sênior pode chegar a R$ 26,7 mil.
- Os setores que têm uma alta demanda pelo profissional de tecnologia são o mercado financeiro, varejo, telecomunicações, educação e infraestrutura.
A ciência de dados deve ser vista como recurso prioritário para mensurar, medir o risco cibernético e oferecer as informações necessárias para que os gestores de cibersegurança possam controlar e prevenir a exposição dos dados. O cientista de dados vai estudar todas as fontes de informação da instituição para depois organizá-las e prepará-las. Com isso, ele pode usar as suas habilidades em matemática e estatística para descobrir insights ocultos e gerar inteligência para alterar a forma como a empresa lida com os seus clientes, por exemplo. Com os passos delineados, a estrada para se tornar um cientista de dados fica mais clara. Busque conhecimento, aprimore suas habilidades, construa um portfólio sólido e mantenha-se envolvido com a comunidade. Sua carreira como cientista de dados espera por você, e o mercado certamente reconhecerá seu talento e dedicação.
Mais profissões da área de Ciências Exatas e Informática
Comece estudando os fundamentos da ciência de dados, como estatística, matemática e programação. Existem diversos cursos online e materiais gratuitos disponíveis para ajudar nesse processo. Praticamente tudo o que está relacionado às áreas da tecnologia é realizado com integrações entre sistemas, dados, aplicativos e pessoas — e com a ciência curso de cientista de dados dos dados não é diferente. Por isso, o profissional da área deve saber se comunicar com todas as partes interessadas no projeto, utilizando linguagem clara e precisa. Por ser uma profissão muito importante para o desenvolvimento de empresas e startups dos mais diversos portes e segmentos, esse profissional tem ganhado destaque no mercado.